terça-feira, 26 de julho de 2011

Missionárias Seculares Scalabrinianas, parabéns!

O carisma scalabriniano cria raízes, expande-se e, no decorrer do século XX, abre-se para todo tipo de migração e de mobilidade humana. Até que, em 25 de julho de 1961, ocorre a fundação do Instituto das Missionárias Seculares Scalabrinianas, as quais, neste ano de 2011, celebram seu Jubileu de Ouro. Como expressa a própria denominação, são missionárias inseridas no meio secular, vivendo aí o carisma e a espiritualidade scalabriniana. Junto com os padres, irmãs e leigos/as, contribuem não apenas para os serviços de acolhida aos migrantes nas mais diferentes situações, mas de forma muito singular na vivência e aprofundamento de uma mística que se engendra “sulle strade dell’esodo”.

O Instituto Secular Scalabriniano, ademais de fazer uma ponte entre a Igreja e o Mundo, o ambiente eclesial e a sociedade, trazem sangue novo à Família Scalabriniana que, a cada momento, e seguindo os caminhos dos migrantes, procura renovar sua ação pastoral; trazem também um novo oxigênio, sopro do Espírito, que continuamente transforma as estruturas da Igreja; e trazem, ainda, uma juventude primaveril, diante de uma civilização que caminha a passos largos para o outono. No mundo do trabalho, na universidade, junto aos jovens e em diversos outros ambientes seculares, apresentam-se como sinais da intuição de Scalabrini e do Evangelho em meio aos sonhos, lutas e contradições da mobilidade humana.

Por tudo isso, nosso profundo agradecimento às Missionárias Seculares Scalabrinianas por sua existência, sua presença e seu testemunho, às vezes discreto e silencioso, mas não menos marcante e incisivo. Com um pé no mundo dos migrantes e outro na Palavra de Deus nos ajudam a tornar mais vivas a intuição e o carisma, a vida e a obra, as palavras e a força criadora do Fundador. Sim, queridas Missionárias Seculares Scalabrinianas, nosso muito obrigado e nossos sinceros parabéns pelos 50 anos de amor e doação.

Texto de Alfredo J. Gonçalves, CS

Nenhum comentário:

Postar um comentário