domingo, 30 de maio de 2010

S C A L A B R I N I


O menino João Batista Scalabrini nasceu no 8 de julho de 1839, na Itália. Foi o terceiro filho de oito irmãos, de família simples e batalhadora. Seus pais sempre cultivaram os valores fundamentais: a educação, a prática religiosa e o trabalho. Percorria mais do que 10 km para estudar.

Ao completar 18 anos, João Batista Scalabrini expressou que desejava ser padre. Assim, em outubro de 1857 ingressou no seminário de Santo Abôndio, na cidade de Como. Após cinco anos e meio, no dia 30 de maio de 1863, um mês antes de completar 24 anos, foi ordenado Sacerdote!

Ao se dirigir a Milão, disposto a ingressar no Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), pensou ter chegado o momento de realizar o seu sonho juvenil: ser missionário na Índia. Mas o seu bispo não lhe deu permissão para partir.

A ação social foi marcante em sua vida: interessou-se pelos presos e pelos surdos-mudos. Foi pioneiro na renovação da catequese. Sentia-se o primeiro responsável pela educação cristã da juventude. Aos 30 de janeiro de 1876, Scalabrini foi sagrado Bispo de Placência, pelo papa Pio IX.

Scalabrini é o Fundador das Congregações dos Padres e das Irmãs Missionárias que atua junto aos Migrantes espalhados pelos cinco continentes. E anunciava: “Somos Peregrinos em busca de uma pátria que não é terrena, mas sim celeste. Faleceu no dia 1º de junho de 1905.

Nenhum comentário:

Postar um comentário