segunda-feira, 24 de maio de 2010

Juventudes


"A juventude quer viver, quer amar, quer construir”. Este foi o lema do Seminário das Juventudes do Ceará, promovido pelo Grupo de Reflexões das Juventudes, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) - Regional Fortaleza.

O evento aconteceu nos dias 15 e 16, no Colégio Imaculada, em Fortaleza (CE), com a presença de 180 jovens das dioceses de Iguatu, Crato, Sobral, Tianguá, Itapipoca, Quixadá, Limoeiro do Norte, e da arquidiocese de Fortaleza e jovens de Teresina (PI).

O seminário foi assessorado pelo irmão marista, Leonardo Borba, especialista em adolescência e juventude no mundo contemporâneo, membro da diretoria do Instituto de Pastoral da Juventude do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo), que abordou a dimensão do cuidado. O encontro também teve a assessoria da professora Dra. Alba Carvalho, do departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que abordou a dimensão política, tratando dos caminhos de emancipações das juventudes.

Segundo os participantes, o seminário foi um evento de reflexão, de escuta da realidade e de propostas para ações junto às juventudes, desenvolvidas em três dimensões: cuidado, política e humano.

“Sonhamos em fazer acontecer o sonho de Deus, com esperança, com garra e coragem de viver em plenitude de amor a nossa juventude”, comentaram alguns membros da organização do seminário. No fim do encontro foi aprovada uma carta-compromisso, que será assumida pelos jovens e divulgada em vários setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário