segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Alegria do Advento

Frei Darlei Zanon
A certeza de que Deus vem ao nosso encontro enche-nos de alegria. Aproveitemos ao máximo a alegria do encontro, da festa, da união, da família, da esperança e de tudo o que este tempo nos propicia.

A palavra Advento, tempo litúrgico que estamos a viver, significa literalmente presença, ou chegada. É a celebração da presença de Deus no mundo, ou a chegada do Filho de Deus feito homem. Não significa espera, como muitos crêem. O Advento não é apenas um tempo de expectativa, é o reconhecimento de que Deus está presente no mundo, está presente em nós e na nossa vida quotidiana, que não nos abandona em momento algum. É sobretudo tempo de confiança e de alegria.

A alegria é a expressão de um estado de espírito, de aceitação daquilo que somos e da situação em que nos encontramos. É elemento essencial para uma vida melhor, saudável e proactiva. A alegria nos deixa mais otimistas, capazes de discernir melhor as coisas do nosso quotidiano e de extrair o que ele tem de melhor. Ela nos impele a realizar as coisas com mais empenho, com mais dinamismo, com mais dedicação. Uma vida sem alegria não faz sentido, pois é ela que nos dá qualidade de vida.

Muitas vezes buscamos a alegria onde ela não existe, e por isso ficamos dececionados. Temos, neste Advento, um tempo propício para buscarmos e manifestarmos a alegria verdadeira e profunda. Toda a preparação para o nascimento do menino Jesus favorece que também nós nos preparemos interior e exteriormente, pois a nossa alegria vem de Deus, e de Deus que se faz Homem neste Natal. A celebração da vida de Jesus é celebração da nossa própria vida, da nossa "graça", da certeza que somos filhos de Deus, amados e cuidados por Ele.

A certeza de que Deus vem ao nosso encontro enche-nos de alegria. Aproveitemos ao máximo a alegria do encontro, da festa, da união, da família, da esperança e de tudo o que este tempo nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário